A) COMENTÁRIOS OFICIAIS DO DR. V.N.VASILENKO, DA RÚSSIA, DOUTOR
“A adoção da minuta da Noo-Constituição permitirá que consideremos, de uma forma futurística e estratégica, os perigos para as habilidades de vida dos povos, determinados por uma crise no pensamento político e pela conscientização do poder adquirida pelas nações durante a era da globalização, de forma a interagir melhor com a natureza nas regiões da biosfera da Terra;
- A fim de prever um mínimo de abordagem para os institutos, instrumentos, mecanismos de administração através da interação do estado com o cidadão e com a natureza, uma vez que a transição eco-demográfica causa conseqüências planetárias perigosas e despopulação da Rússia;
“Os modelos criados pelo Homem, incluindo o Homo Innovaticus que não reflete apenas a natureza do Ser Humano inteligente moderno (Homo Sapiens) e sua gestão/administração têm sido ignorados, bem como o conhecimento tem sido acumulado por gerações humanas. A minuta ética-ecológica do projeto para a Constituição Noosférica para a Humanidade demonstra porque nós – cidadãos da Biosfera terrestre, não apenas temos mas precisamos considerar nossa natureza noosférica de forma futurológica, com status noosférico, como uma função da noosfera nos processos de globalização e interação para os assentamentos com a natureza nas regiões planetárias.
Os líderes políticos do Cazaquistão e Astana estão se tornando o epicentro na modelagem e desenvolvimento das BASES NOOSFÉRICAS DA CIVILIZAÇÃO NA EUROASIA E
Não posso deixar de lembrar a beleza natural e a hospitalidade do Cazaquistão, no resort em Borovoye, durante a Segunda Guerra Mundial e durante a Grande Guerra Patriótica dos povos da Rússia em um lugar onde Vladimir Ivanovich Vernadsky (1941-1943) estava realizando seu principal trabalho intitulado “A Estrutura Química da Biosfera da Terra e adjacências”.
No seu livro principal, ele estabeleceu generalizações fundamentais sobre a unidade científica dos povos com um território de estados na Casa do Ser Patriarcal da Humanidade – planetária e insubstituível, formulando suas idéias básicas sobre a evolução da biosfera para a noosfera – a esfera da vida inteligente, do pensamento, e das realizações efetivadas pelas gerações de povos da Terra.
O Cazaquistão demonstra ser um líder planetário de grandes iniciativas, revelando o potencial Noosférico da civilização Eurasiana, podendo se permitir fazer do mundo presente um lugar mais seguro, estável e previsível para as gerações vindouras. Podemos considerar o encerramento do Polígono Nuclear Semipalatinsk, estratégia adotada pelo Cazaquistão para 2030, como um movimento seguro em prol do DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA CIVILIZAÇÃO. O FÓRUM MUNDIAL DA CULTURA ESPIRITUAL elevará esses processos a um nível mais alto, porque se tornará o primeiro passo decisivo para a adoção da iniciativa civil que a minuta do projeto da CONSTITUIÇÃO ÉTICA-ECOLÓGICA E NOOSFÉRICA PARA A NUMANIDADE, a ser aceita pela comunidade científica, cuja preparação foi efetuada durante o período de atividade de V.I.Vernadsky em Borovoye.”
B) COMENTÁRIOS DO DR. ROGER NELSON – (Universidade de Princeton – EEUU) Doutor em Ciências, Diretor do Centro “Projeto de Conscientização Global”
Vide - http://www.youtube.com/user/rdnelson#p/u/0/THel-bm7UUc
“O Projeto de Conscientização Global” usa tecnologia de pesquisa experimental para identificação e aprendizagem sobre uma conscientização ainda-muito-nova para a terra. A conscientização global é formada pela interconexão e interação dos seres humanos em todas as partes do mundo, da mesma forma que a mente é formada pela interação dos neurônios no cérebro. No cérebro, a cooperação é a regra, mas no mundo, é a exceção. A conscientização global acontece apenas quando grandes eventos nos unem, fazendo-nos focalizar e temporariamente compartilhar a compreensão e emoção.
A Noo-Constituição é o instrumento que pode nos possibilita estarmos juntos. A evidência científica proporcionada pelo GCP é parte do panorama educacional e político de hoje “a humanidade deve reconhecer sua responsabilidade a fim de re-focalizar sua criatividade”. Mais uma vez, a Noo-Constituição é o instrumento que viabiliza esse objetivo. A Noo-Constituição define o enorme desafio para hoje e para os anos vindouros. Existe para transformar a compreensão das massas da humanidade, através da re-programação sobre onde nós estamos e quais são nossas alternativas para o futuro. Para sobreviver e prosperar precisamos propiciar recursos e inteligência a fim de que possamos amadurecer como plenos seres humanos.
Para isso, precisamos interagir de uma forma nova: chegou o tempo de reconhecer que nós somos a humanidade, um organismo com propósito, e não mais uma coleção espalhada de indivíduos elementais. A evidência científica para uma conscientização global nos mostra nossa interconexão e interdependência, que são fundamentais para a viabilidade da Noo-Constituição. O reconhecimento público amplo da noosfera apoiará um esforço conjunto para reaprender como indivíduos, grupos, comunidade, e nações se relacionam uns com os outros.
O objetivo é a interação baseada nos interesses comuns de saúde, segurança, e respeito por todos os seres vivos. Quando aceitamos que a noosfera é possível, desejável, e ao nosso alcance, estaremos a caminho do nosso destino evolucionário como uma camada de inteligência para a terra.
Os seres humanos podem e algumas vezes se conectam ou comungam, inconscientemente, porém efetivamente, de forma a produzir mudanças que eles não podem ver, mas que modelam as mudanças que precisamos atingir como uma espécie que domina a terra. A evidência apóia a visão de V.I. Vernadsky e de Teilhard de Chardin sobre a noosfera – uma camada de inteligência que eles acreditaram que iria cobrir e proteger a terra quando os humanos avançassem para o próximo estado evolutivo.
A Noo-Constituição, da forma que foi elaborada por L.Gordina e M. Limonad provê uma fundação e descrições claras para uma relação nova, saudável e respeitosa entre os povos da terra. (2006). Chegou a hora de reconhecermos a adotarmos a Constituição Noosférica Ética e Ecológica, e assim fazendo, estabelecer as bases para a transição da biosfera para a noosfera, conforme foi visualizada por Vernadsky e prevista por Teilhard.”
A iniciativa e patrocínio do evento e do Ilmo. Sr. Presidente da República do Cazaquistão, Nursultan Narzabaev, com apoio direto dos líderes governamentais e do parlamento do país, formado com o propósito de preparar o Fórum Mundial de Cultura Espiritual.
Principais seções:
I - Cultura Espiritual
II - Autoridade e Consciência
III - Cultura Espiritual e Mídia de Massa
IV - A juventude e educação para o Terceiro Milênio
V - Iniciativa Estratégica Global da Sociedade Civil Mundial: A CONSTITUIÇÃO ÉTICA ECOLÓGICA PARA A HUMANIDADE
VI - Visão mundial e fundação filosófica para a compreensão contemporânea da visão do mundo
VII - Comentários de vanguarda – inter-relação e cooperação na elaboração da Cultura Espiritual
VIII - A Arte como ferramenta chave para as transformações ditadas pela vida
IX - Inovações: novas idéias e conceitos
Para maiores informações, favor consultar o site: http://www.astanaforum.kz/
Tradução Livre pela Profa. Tânia Belfort