quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

A VIAGEM DE NINA GONCHAROVA PELA ÍNDIA

GONG 3000 Centro Siberiano para projetos da Eurásia
PLANET 3000
www.gong3000.org Gong3000@ngs.ru http://planet3000.voila.net

TOUR PELA INDIA
RELATÓRIO DE NINA GONCHAROVA

10 Dezembro 2010 – 2 Janeiro 2011
Cidades visitadas: Luchnow – Nova Delhi – Chennai - Pondicherry – Auroville – Nova Delhi


"No período de 10 de Dezembro de 2010 a 2 de Janeiro de 2011, Nina Goncharova visitou a Índia e participou de vários eventos em diferentes partes da Índia, com o seguinte propósito: criar condições para uma transição harmoniosa para um novo mundo – do modelo consumista para uma co-criação consciente na unidade com os mundos superiores, consigo mesmo, natureza, humanidade e com o Universo.


"Eu criarei meu próprio caminho”, Mahatma Gandhi



A primeira parte da viagem - a 11ª Conferência Internacional dos Juízes Supremos do Mundo sobre o Artigo 51 da Constituição da Índia, Reunião de Cúpula Mundial Judiciária 2010 e Simpósio Global: ‘Despertando a Consciência Planetária ( 10-15 de Dezembro, no Centro de Convenções Unidade Mundial, Campus Road CMS Kanpur, Lucknow, Índia. Este evento foi organizado pela Escola Municipal Montessori e pelo Movimento Mundial pelos Direitos das Crianças (WMFRC). Foi uma ilustração brilhante de um Alto Sonho de um homem, criado pelo seu grupo coletivo mundial.

Uma educação humana e divina – o Parlamento das Crianças do Mundo – estes são os desejos supremos do Dr. Jagdis Gandhi, fundador da 11ª Conferência Internacional dos Juízes Supremos do Mundo & do 7º Simpósio Global sobre o Despertar da Consciência Planetária


O dia 11 de Dezembro de 2010 começou com uma Marcha pela Unidade Mundial de todos os delegados. Pessoas provenientes de todo o mundo pacificamente marcharam pelas ruas da Índia, acompanhados pelas vozes das crianças que expressavam suas visões sobre um mundo no futuro.

Momento da marcha pela Unidade Mundial, em 11 de Dezembro de 2010


O Ven. Dalai Lama como um dos
em 11 de Dezembro de 2010 principais convidados do evento.

Na Cerimônia de Abertura da 11ª Conferência dos Juízes Supremos, os objetivos do Simpósio Global e uma introdução sobre o Movimento Mundial pelos Direitos das Crianças (WMFRC) foram realizadas pelo Sr. Shishir Srivastava, Secretário da Organização do evento. Depois, as apresentações do Simpósio foram realizadas e esta foi uma ponte de compreensão mútua e cooperação entre as diferentes partes do mundo. A presença do Dalai Lama e suas palavras trouxeram uma nova compreensão sobre uma chave da co-criação - a da afeição humana. Sua visão sobre o papel da educação familiar na formação do caráter foi clara e inspiradora.

O evento inteiro esteve intercalado com atividades educacionais e Programas Culturais desenvolvidos pelas crianças da CMS que preencheram a atmosfera com a presença infantil, criatividade e amor. Foi um exemplo brilhante de como se colocar juntos a teoria e prática, bem como a energia crescente de um novo mundo uma vez que todos os 34 eventos feitos pela CMS tornaram-se oportunidades para o diálogo mundial sobre a criação de um mundo diferente.

70 países buscaram viver e co-criar juntos. Para a delegação de Tai Ji Men e participantes dos dois eventos, a presença do DR. HONG, TAO-TZE, Zhang-men-ren da Tai Ji Men/ Presidente da Academia Tai Ji Men Qigong /Presidente da Federação da Paz e Amor Mundial/ Honorário Vice-Presidente e Membro do Conselho Consultivo da Associação dos Cidadãos do Mundo UN/NGO/DPI/ECOSOC/ A presença do Presidente da Cultura e da Fundação para a Educação, Dr. Hong Tao Tze e Fundação Educadora foi de grande valor. Ele fez um discurso entitulado “Comentários de Abertura para o Simpósio Global 2010”. Os membros da FOWPAL conduziram um programa de artes e Nina cantou uma canção sobre o Pássaro do Fogo como parte da sua apresentação.

Os membros da FOWPAL, do Nepal e da Sibéria


Dr Hong Tao-Tze e Nina Goncharova

Apresentação da FOWPAL e cerimônia do Sino da Paz pelos Homens Tai Ji


Sra Linda Strickler, Embaixadora da Paz Universal do Movimento pela Paz, a Inglaterra apresentou uma idéia simples e profunda do seu “Movimento Um Mundo pela Paz”
como um exemplo vivo da sua própria cura e cura de outras pessoas através da realização da unidade de toda a vida.

Sr. Divino Roberto Veríssimo, Presidente da OPA – Organização para a Preservação Ambiental, Brasil, apresentou uma visão holística da Nova Direção da Educação para as crianças da Civilização Mundial através da Lei, Paz e Desenvolvimento Sustentável.

Sra. Nina Goncharova, Diretora do Centro Siberiano para Projetos da Eurásia, Federação Russa, apresentou um amplo panorama da cooperação planetária a caminho do novo mundo. Sua apresentação “A Terra é nossa Casa em Comum: co-criando uma Humanidade Unida” salientou em especial a criação de condições para a nova geração viver em um mundo natural e divino, através da educação para a vida e também da criação de uma rede de comunidades de jovens auto-sustentáveis interconectados como chamas de uma nova vida.

Sra. Barbara Wolf, Fundadora e Palestrante Internacional da Rede de Meditações Globais, EEUU – apresentou o tema “Educando a Humanidade para Alcançar um Mundo de Paz Sustentável”, expondo a idéia chave sobre a sacralidade da vida.

Sra. Margaret Fikioris, Rede de Meditações Globais, falou sobre as Técnicas para um Planeta Pacífico e sobre a capacidade de influenciar a vida com a presença e ações humanas.


Participantes do Simpósio Global, 11 de Dezembro de 2010

No Domingo, dia 12 de Dezembro de 2010, iniciamos o dia com a presença de todos os delegados na Marcha para a Unidade Mundial. Este dia foi marcado pela presença do Sr. Shishir Srivastava, Secretário da Organização do Simpósio Global: Despertando a Consciência Planetária”, e Chefe do Movimento Mundial para os Direitos das Crianças (WMFRC), conduzindo a oficina “Despertando seus Oito Poderes Internos”. Foi na realidade uma apresentação do seu livro, dedicado ao despertar do potencial interior dentro de cada um de nós. Uma reunião para se discutir a Declaração do Simpósio Global foi realizada. Foi um trabalho coletivo harmonioso, focalizando um futuro criativo.


Diálogos em Círculo, 12 de Dezembro de 2010

As apresentações e a oficina programada pela FOWPAL/ AWC/ TJM foi realizada. Esta foi uma grande oportunidade de pessoalmente conhecermos DR. HONG, TAO-TZE. Ele fez um discurso intitulado “A Paz Mundial e o Desenvolvimento Sustentável”. Mantivemos conversas curtas porém profundas com ele, a fim de reunir nossas visões e ações coletivas. Em nome do Prof. Rene Wadlow, Representante da ONU, Geneva, e da Associação dos Cidadões do Mundo, França, seu discurso “A Terra é nossa Casa em Comum: A Década Deserta da ONU” foi lido por um representante da FOWPAL.

Durante todos os eventos do Simpósio – encontros, apresentações, o grupo do WMFRC/IASEP discutiu as “Vozes das Crianças”- numa seção interativa entre os Juízes Supremos e as ONGs. Uma fogueira e outras cerimônias, corredores invisíveis de simpatia e afeição humana mútua foram criados. Sentimos cada um e trocamos contatos e amor.

No terceiro dia, sentíamos bem próximos um ao outro e nos apoiamos durante as apresentações. Prof. Edwin Zappe, acadêmico viajante, da Áustria, fez seu discurso sobre o “Despertar da Consciência Planetária no Homem/Mulher, na Humanidade - Espiritualidade e Educação”, mencionando que também morou na comunidade de Auroville. Ele parecia ser um homem sem idade, cheio de inspiração e com alto astral. Enquanto ouvíamos suas apresentações, senti que as crianças que estavam no auditório e que escutavam os discursos de adultos, estavam ansiosos por compreender como a vida velha poderia ser mudada. Entre os que apresentaram seus pensamentos e ações, estavam: Sra. Bhagyah Sheela Mohanpersad, Vice-Presidente da Associação de Mauritius nas Nações Unidas – “Religião e Espiritualidade; Dra. Asna Husin, Programa de Educação para a Paz, IAIN Ar-Raniry, Banda Aceh, Indonésia “O Movimento pela Paz de Ulama: a Experiência de Aceh”; Sra. Galina Morozova, Presidente, da “Liga Feminista” Fung, Kazakhstan – “Tráfico de Crianças”; Sr. Yasser Adel, Administrador do Projeto Planeta Terra, C.C., Egito; Sr. Arthur J. Collins, “A Humanidade na Unidade”, EEUU; Sra. Akbagysheva Zamira , Akbagyshevna, Kyrgyzstan.

O apogeu do evento foi o discurso do Dr.. Jagdish Gandhi, Convocador da 11a Conferência Internacional dos Juízes Supremos do Mundo & Fundador, do Movimento Mundial pelos Direitos das Crianças (WMFRC) sobre o tópico “Responsabilidade Social de um Moderno”. Ele brilhantemente expôs suas visões sobre uma nova educação contendo todas as três partes: física, humana e divina, e a coisa mais profunda foi que tínhamos colocado isto em prática!




Apresentação do Dr. Jagdish Gandhi, 13 de Dezembro de 2010

Depois, Dr. Jagdish Gandhi distribuiu Mementos/ Certificados / Presentes para os delegados do Simpósio. Nina Goncharova fez uma proposta para o simpósio para que o 12º Congresso para a Educação dos Cidadãos Mundiais na Índia e apresentou a idéia do projeto Barco da Paz que pretende reunir os líderes mundiais, líderes espirituais, cidadãos globais e alguns presidentes na qualidade de cidadãos humanos globalizados – de forma a tornarem-se um time único para co-criar um programa conjunto de ações para a transformação da sociedade em um planeta humano de amor, paz e co-criação. Os dois eventos – a 11ª Conferência Internacional dos Juízes Supremos do Mundo sobre a Constituição da Índia, e o 7º Simpósio Global para o Despertar Planetário da Consciência, com crianças de diferentes idades da CMS, participaram ativamente em ambos os eventos, criando um novo espaço espiritual pleno e perceptivo de idéias sobre a educação e a consciência crescente de que os líderes mundiais podem mudar o mundo.

Apresentação das crianças – 13 de Dezembro de 2010

“Voz da Índia, Levante-se” (Swami Vivekananda)



Durante a conferência e o simpósio, de uma forma natural, e com muita afeição humana, uma “Comunidade do Amor” foi criada. Pessoas jovens da Índia, adultos provenientes de vários países encontraram-se em uma atmosfera informal e visualizaram ações conjuntas para transformar a Terra em uma Comunidade do Amor. Os primeiros passos seriam – o Projeto Barco da Paz e a Educação para o 12º Congresso dos Cidadãos Globais, na programação do 8º Simpósio Global, a ser realizado em 2011.


A Comunidade do Amor, uma co-criação coletiva – 14 de Dezembro de 2010

Durante os dois eventos em Lucknow, a “Comunidade do Amor”cresceu e um grupo de iniciativas para o Projeto Barco da Paz e para o 12o Congresso dos Cidadãos Globais para a Educação foi criado.

Com os irmãos educadores do Nepal

Nina Goncharova com jovens dos EEUU, Egito,
Sibéria e Índia

Nina e Asif


Jovens aspirantes


Nina com estudantes da CMS

Com crianças da Índia

Para que uma nova geração assuma total responsabilidade pela criação de um mundo novo, uma nova educação humana deve ser espalhada por todo o planeta! A visita siberiana para a Índia resultou num acordo mútuo de se conduzir o 12º Congresso sobre Educação para os Cidadãos Globais, a ser realizado na Índia – reunindo novos modelos de educação humana e estabelecendo a Educação para os Cidadãos Globais como uma ferramenta para a criação de um novo futuro.

Em Nova Delhi (15-22 de Dezembro, 2010), Nina Goncharova encontrou-se com o editor Arvinder Singh, para decidir detalhes sobre o trabalho de edição final do livro “Terra Arco-Íris: uma Visão do Futuro”, passando as propostas de Rene Wadlow, editor do livro e discutindo as formas de distribuição de notícias sobre o livro bem como promovê-lo e disponibizá-lo tanto para o público internacional como para o povo da Índia.
Juntamente com Dr. Rao – da Universidade JN, Nina têve um encontro com estudantes de Nova Delhi sobre o tópico do Sânscrito e a cultura.

Com estudantes da Faculdade Kamala Nehro, Nova Delhi

Dr. Sushma Choundhary, Dr. Maitryee Kumari, Dr. Sarita Sharma, Dr. Rao


Reuniões amistosas com professores de Nova Delhi

“A Religião é uma experiência direta com a verdade superior” (Ramakrishna)


Em Nova Delhi, Nina Goncharova visitou a Missão Ramakrisna e estudou o legado de Ramakrishna e de Swami Vivekananda. Ambos continham idéias sobre a regeneração da Índi - sua Terra Natal, e agora é o tempo de regenerar nossa Mãe Comum – A Terra, e despertá-la para que possa realizar seu potencial divino.

Nina também encontrou-se em Nova Delhi com um babaji indiano, que totalmente mudou sua vida para servir o povo e tornar-se um devoto de Deus. Ele é um homem cheio de vida, humor e com visões maravilhosas sobre o “Plano Divino”, com estudantes em cerca de 48 países do mundo. Swami Sanatan Ban (Ladubaba) e Nina discutiram a idéia do Barco da Paz e o projeto “A Terra como nossa casa comum), ao tempo em que convidou-a para visitar seu ashram.

Ladubaba, Nova Delhi

Adeus a Nova Delhi, 22 de Dezembro de 2010

Em Chennai (22 de Dezembro de 2010), Nina Goncharova encontrou-se no aeroporto com Prof. R. Ananthanarayanan, presidente da União Mundial, Seção de Chennai, e juntos tiveram uma reunião no seu escritório em Chennai para apreciarem a cooperação para com o projeto “A Terra é nossa Casa Comum”. Ele levou-a para Pondicherry de carro e juntos visitaram a família de S. Rammonhan. Foi uma visita acolhedora cheia de amizade e de compreensão mútua.

Nina Goncharova & Prof. R. Ananthanarayanan

Visita à família de S.Rammonhan, Chennai

Os dias passados em Pondicherry (22-24 Dezembro) foram dedicados à visita ao Ashram de Sri Aurobindo e da Mãe, experienciando sentimenos sagados de Samadhi e estudando as atividades a nível pessoal, nacional, internacional e universal. A co-criação Homem/Mulher permitiram que criassem um novo forno para a preparação de uma nova vida na Terra e um modelo de educação espiritual. A atividade principal de Auroville tem crescido e desenvolvido muito, com a presença divina constante e revelações paranormais.

Palavras da Mãe

A presença da Mãe e de Sri Aurobindo

Enquanto estavam em Pondicherry, os encontros com os jovens ocorreram espontaneamente, cheios de amor e com sentimentos calorosos e de compreensão.

Encontro com os jovens em Pondicherry, 23 de Dezembro, 2010

Ainda enquanto estava em Pondicherry, Anurada, iniciador do projeto EKATAA convidou Nina para visitar sua família. Juntamente com seu pai, o Coronel Ashok, a mãe Chhanda, e o irmão Ashuradha proporcionou um encontro feliz dos corações da Índia e da Rússia. Foi uma celebração recheada de perguntas e respostas conducentes a um novo despertar bem como à co-criação de novas oportunidades para cooperação.

Com o Coronel Ashok, Sra. Chhanda, Anurada and Ashuradha Chondry, Pondicherry, 23 de Dezembro, 2010


Do dia 24 de Dezembro a 1o de Janeiro, Nina ficou emu ma vila perto de Auroville e visitou a comunidade para encontrar-se com as pessoas, aprender mais sobre a as atividades da Mãe e de Sri Aurobindo. Visitou também Matri Mandir – uma “Luva” dourada e o sonho divino da Mãe foi então posto em prática. Trata-se agora de cerca de 50 mini comunidades inter-relacionadas umas com as outras, aprendendo e vivendo untos como uma família internacional. Tudo começou quando após um Sonho Divino, representantes de 124 países chegaram no local e lá colocaram suas terras onde seria construída a futura Auroville. No momento, este lugar é um dos “paraísos na Terra” que se desenvolve – onde relações e cooperação múltipla para com a vida na Terra propiciam a criação da unidade humana. Nina ainda visitou as comunidades de Savitri, Aspiration, Fraternity, Solar Kitchen bem como as casas de Edwin Zappe e de Rudolf.

Casa de Edwin Zappe


Prédio de Auroville

Flores da casa de Rudy


No dia 31 de Dezembro, no Pavilhão da Unidade de Auroville, Nina e Anurada iniciaram umamesa redonda sobre “A Terra como nossa Casa Comum - AKATAA”. Começou com o Círculo da Amizade e todos falaram sobre suas visões e ações em prol da criação da unidade humana.

Edwin Zappe e Ramachandro Rao, 31 Dezembro, 2010, Auroville

Rudolf falando, 31 de Dezembro de 2010, Auroville

À meia noite do dia 31 de Dezembro – 1o de Janeiro – foi realizada uma reunião EKATAA, para a criação de UM PENSAMENTO SOM de solidariedade humana incondicional, no dia 1.1.11, no Pavilhão da Unidade, em Auroville. Durante 11 minutos, as pessoas entoaram e cantaram o som OM silenciosamente, sentindo a unidade dentro de si mesmas como seres humanos que compartilham uma mesma casa comum, a Terra.


Reunião da EKATAA de final de ano, Auroville, Pavilhão da Unidade, 1º Janeiro de 2011

Durante o dia todo, Nina nadou no oceano e encontrou-se com pessoas, criando a unidade com a natureza e com elas.

O Oceano e a Terra…


Com os jovens no oceano, 27 Dezembro 2010


Ao sair de Auroville para Chennai e depois seguindo para Nova Delhi - nascia uma nova família…

Deixando Auroville, 1 Janeiro 2011

Nova Delhi, 2 Janeiro 2011

Quais foram os resultados da viagem para a Índia? Um novo nível de responsabilidade pela vida:

- Para tornar possível a transição para um novo mundo de forma harmoniosa; temos que despertar a humanidade para que se re-conecte com o Divino e com sua verdadeira essência interna. Para isto, uma nova educação humana deverá ser divulgada por todo o planeta e uma rede viva de comunidades espirituais, ecológicas e planetárias interconectadas deve ser criada.

- Grupos internacionais para as próximas reuniões do Projeto “Barco da Paz”, para o Projeto “A Terra é nossa Casa Comum”, bem como para o “12º Congresso sobre Educação para os Cidadãos Globais” foram criados.


Tradução Livre por Tania Belfort

Edição de Bárbara Marques