quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

FÓRUM MUNDIAL DE CULTURA ESPIRITUAL

ASTANA, 18-20 Outubro, 2010

Resolução

Após ouvir, discutir e tomar conhecimento com os relatórios endereçados à Seção no. 5,
provenientes de cientistas e representantes civis de várias organizações e instituições, da Rússia, EEUU, Austrália, Bielorússia, França, Brasil, Suíça, Alemanha, Canadá, Sérvia, México, Israel, Costa-Rica, Japão, Ilhas do Havaí, Ucrânia, Turquia, Lituânia, Algéria, Bolívia, Cameron, Látvia, Palestina, Reino Unido da Grã-Bretanha, Índia, Argentina, Áustria, Ruanda, Nigéria, Tajiquistão, Guatemala, Geórgia, Nova Zelândia, China, Peru, Eslovênia, Kazaquistão, Irlanda, Espanha, Escócia, Noruega, Libéria, Hanna, Paquistão, Nicarágua, Nepal, Checklosváquia, Bulgária, Azerbaijão, Mauritânia e outros, (totalizando mais de 50 países), que compareceram à Seção No. 5 do Fórum Mundial de Cultura Espiritual, realizado em Astana, KZ, no período de 18-20 de Outubro) e após considerar suas opiniões sobre as perspectivas da humanidade para o desenvolvimento da noosfera, onde o comportamento consumista da comunidade planetária está mudando em prol de uma Biosfera da Terra, os participantes estão declarando o seguinte:

- A civilização tecnogênica está rapidamente entrando em uma fase crítica do ciclo cósmico, decorrente da mudança evolucionária do Planeta causada por uma alternâncias das qualidades biosféricas, que afetam a vida interna e externa da humanidade inteira.

- Uma vez que a civilização planetária tem sido transformada através do seu desenvolvimento histórico em uma força bio-geológica poderosa, com capacidade de desequilibrar todos os principais ciclos e estruturas biosféricas, bem como o meio de abrangência cósmica, padrões de atividade cósmica e inter-relações que busquem harmonizar a Humanidade, Natureza e o Cosmos tornam-se extremamente necessários.

- Os principais problemas da nossa época colocam uma incumbência para a humanidade de integrar imediatamente todos os poderes intelectuais a fim de se estabelecer uma Estratégia Mundial e Programa Construtivo para a Sobrevivência da Humanidade, desenvolvido em favor de todos os povos, regiões e em prol do próprio Planeta Terra.

- Os problemas globais e o caráter da própria crise sistêmica demandam uma concentração dos recursos científicos a nível de pensamento noosférico para serem resolvidos de uma forma otimizada.

- O principal caminho para a construção da qualidade de vida a ser construída na nova era será uma reversão regular do ponto de vida holístico que foi verdadeiro para a antiga sabedoria e para a Escola Cosmista Russa, baseada na lei do desenvolvimento em espiral e representada por nomes que pertencem ao “fundo dourado” de toda a humanidade (Feodorov N.F., Florensky P.A., Tziolkovsky K.E., Vernadsky V.I., Chizhevsky A.L., Rerich N.K., Kaznacheyev V.P. e outros) que consideraram o Universo, a biosfera e o ser humano como um sistema único, com conexões diretas e reversas de interrelações e mecanismos de regulação entre o Ser Humano e o Cosmos.

- A compreensão da ética inter-relacional entre o Ser Humano e a Natureza constitui a principal ferramenta de realização do pensamento noosférico. Os mecanismos legais em prol de uma nova Lei Legislativa internacional, baseada nos fatores condicionados que estão conduzindo a atividade de vida da Humanidade e o mundo vivo inteiro podem se tornar seu meio prático de implementação.

- Iniciativas sugeridas por cientistas de vários países, envolvidos com a transformação noosférica das relações sobre a aplicação dos recursos da natureza em favor de um desenvolvimento sustentável de nações, têm impulsionado reuniões internacionais de Organizações Não-Governamentais a fim de promoverem uma chamada pacífica e sábia para a existência humana na Terra, que seja estrategicamente de acordo com os interesses das gerações atuais e futuras.

- Os ensinamentos de V.I. Vernadsky sobre a Noosfera sendo desenvolvidos por cientistas modernos e especialistas em educação reconhecem como uma experiência, o conhecimento do ser humano como algo fundamental para a capacidade de geração de vida, um mecanismo de atividade de vida e aprendizado mundial, obtendo-se assim as características de uma plataforma sócio-eco-econômica básica para o desenvolvimento de uma comunidade de povos planetários inter-dependentes.

- Esta é a razão da necessidade de uma formação sólida e aprovação, para então procedermos com a implementação dos princípios básicos e aplicativos da educação noosférica, sem a qual a humanidade não sobrepujará sua natureza destrutiva e sua ignorância biológica, arriscando o colapso da civilização.

- O Programa de Desenvolvimento Estratégico da República do Kazaquistão baseia-se em projetos desenvolvidos por cientistas modernos, baseado em projetos científicos e sócio-eco-econômicos fundamentais. Tal plataforma é a base para aliviar as ameaças e riscos da globalização estadual soberana, sendo uma fundação para o desenvolvimento estratégico do Kazaquistão.

- O desenvolvimento da civilização noosférica e a criação dos sistemas inovadores sócio-econômicos devem ser baseados em tecnologias de ponta, ecologicamente seguras em todas as esferas da atividade de vida. Permite que áreas poluídas possam ser curadas e proporciona um período de transição para a sociedade, indo dos modelos instáveis para os modelos sustentáveis a fim de que a produção e o consumo possam ser ativados.

- Os territórios do Norte, Sibéria e Altai podem se tornar uma das regiões modelos da Rússia para as realizações de conquistas técnicas, científicas e sócio-eco-econômicas. Para a implementação dessas idéias, é também recomendável que o território de Kamchatka e, fora das repúblicas pós-soviéticas, a República do Kazaquistão, que adotou um programa governamental para 2007-2024 abrangendo uma transição para seu desenvolvimento sustentável, deve ser considerada.

- A crise de despopulação dos povos em regiões deprimentes da Terra, as ameaças da globalização e o aumento dos riscos manifestados através do agravamento das doenças da população, aguçam a necessidade atual para a regulamentação legal de documentos para que novas leis do tipo da noosférico possam ser adotadas.

- Torna-se necessário que os povos da Terra, especialmente aqueles que estão formando e implementando decisões trabalhistas, espirituais, políticas ou outras, relacionadas com a demografia e atividade de vida dos povos, que sejam conclamados a considerar a abordagem noosférica incluída nos trabalhos daqueles cosmistas russos já mencionados (Tziolkovsky K.E., Vernadsky V.I., Chizhevsky A.L., Kozyrev N.A., Kaznacheyev V.P, e outros) bem como na CONSTITUIÇÃO ÉTICA-ECOLÓGICA E NOOSFÉRICA PARA A HUMANIDADE.

- Sobre os resultados das sugestões coletadas dos participantes do Fórum Mundial de Cultura Espiritual, Seção V – Iniciativa Estrategicamente Global da Sociedade Civil Mundial: CONSTITUIÇÃO ÉTICA-ECOLÓGICA E NOOSFÉRICA PARA A HUMANIDADE” e considerando-se também a análise dos relatórios apresentados à seção pelos representantes de mais de 50 países do mundo antes to início do Fórum, as seguintes decisões foram tomadas:

- aceitar a idéia da humanidade da Terra tornar-se integrada como uma civilização noosférica comprovadamente única, sendo esta a condição básica para uma transição para a sociedade noosférica;

- adotar como um documento novo legal apreciado – a CONSTITUIÇÃO ÉTICA-ECOLÓGICA E NOOSFÉRICA DA HUMANIDADE, como uma fundação. Após a revisão considerada durante o Fórum Mundial de Cultura Espiritual, sugerir que a Noo-Constituição seja discutida em conferências de Organizações Não-Governamentais do Mundo, e no ECOSOC das Nações Unidas, para o desenvolvimento posterior das principais idéias do documento, de forma que o início das capitais regulamentações seja estabelecido;

- sensibilizar os povos e nações, as alianças interestaduais e organizações internacionais do mundo inteiro para adotarem nas suas atividades os princípios de universalidade da interação energia-informação entre natureza e sociedade, sugeridos nos conceitos da Constituição Noosférica para a Humanidade;

- aprovar as idéias dos participantes do Fórum Mundial de Cultura Espiritual que propuseram uma discussão da Minuta da CONSTITUIÇÃO ÉTICA-ECOLÓGICA E NOOSFÉRICA PARA A HUMANIDADE, como um modelo de economia e política noosférica, possuindo indicadores de monitoramento noosférico para o desenvolvimento sustentável de territórios em crise, como uma ferramenta para a interação da comunidade civil internacional com os líderes políticos de todas as possíveis categorias, incluindo o CONSELHO SOCIAL E ECONÔMICO (ECOSOC), das Nações Unidas, o CONSELHO MUNDIAL PARA AS INICIATIVAS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (WCSDE), PROON e UNEP.

- apoiar a sugestão da ASSEMBLÉIA MUNDIAL ESPIRITUAL, ECOLÓGICA E NOOSFÉRICA – NSEWA, para que seja estabelecido um setor com poderes noosféricos dentro das estruturas de poder dos países do mundo, o qual será responsável pelo clima espiritual-ético do país, a ser formado considerando-se suas tradições nacionais e seus paradigmas sobre uma nova visão do mundo científica e moderna.

- apoiar uma iniciativa dos participantes da Seção V - sobre o Parlamento dos Povos do Mundo da UNO, a ser estabelecido. O Parlamento dos Povos do Mundo pode se tornar um centro de estabelecimento da noosfera, a ser efetivado no planeta como um “órgão central” criado através da participação de grandes organizações internacionais; sugerir que o Parlamento dos Povos do Mundo assessore o paradigma da visão de mundo moderno com base nos ensinamentos dos Cosmistas Russos a serem estabelecidos (Ensinamentos de Vernadsky V.I., Tziolkovsky K.E., Kozyrev N.A., Kaznacheyev V.P e outros), buscando fornecer uma base científica para a criação de uma nova doutrina ideológica cosmo-planetária que integre todos os povos;

- apoiar a iniciativa do Kazaquistão de realizar regularmente Fóruns Mundiais de Cultura Espiritual para os povos do planeta;

- uma vez que as despesas militares dos países do mundo (i.e. as despesas com a destruição
das bases de vida natural da humanidade) excede em 27 vezes a despesa para a recuperação ecológica, apoiar as sugestões da Assembléia Mundial Espiritual Ecológica e Noosférica – NSEWA, aprovadas nas seguintes reuniões mundiais: o Fórum dos Povos, (em Johannesburg, 2002 ), A Exposição Mundial de 2005 (Nagoya, Japão), o Segundo Congresso Planetário sobre os Direitos Biosféricos (Brasil, 2006) – relacionadas com o estabelecimento de um Fundo de Estabilização para a “Terra Viva”, a ser criado com o investimento de no máximo 1% do dinheiro alocado para propósitos de defesa, para esta área. Esses recursos seriam usados para a recuperação da destruição do planeta, após as conseqüências dos conflitos militares, atividade de vida humana, para mitigação e redução das conseqüências das calamidades ecológicas, atos terroristas, e outros. A atividade de controle do Fundo estaria sob o controle das Nações Unidas – do ECOSOC. O Fundo para a “Terra Viva” seria estabelecido pelo Parlamento dos Povos do Mundo;

- proclamar o ano de 2013 como o Ano Mundial de Vladimir Ivanovich Vernadsky, dedicado ao 150º aniversário do criador da concepção noosférica sobre o desenvolvimento humano civilizado, sob a égide da UNESCO e de outros órgãos engajados com a preparação do
futuro Fórum Mundial de Cultura Espiritual;

- estabelecer um prêmio internacional “A Noosfera” assim denominado em nome de
V.I. Vernadsky, com um prêmio monetário e um símbolo especial “O Dourado Integral”
a serem dispensados através do Fundo da “Terra Viva” para a melhor conceituação sobre o desenvolvimento da humanidade noosférica, excluindo-se as oposições militaristas. Este bônus seria concedido uma vez por ano por ocasião do aniversário de V.I. Vernadsky, no dia 12 de março. A quantia do prêmio em dinheiro será definida após o registro do fundo dos recursos acumulados pela coleta recebida das instituições militares de diferentes nações;

- apoiar as iniciativas da Academia Russa de Educação – Instituto Smolny (St. Petersburg) para: a) estabelecer uma Assembléia de Educação Superior para orientação sobre o ensino da noosfera nas instituições; b) implementar um paradigma noosférico de desenvolvimento das ciências, e conhecimentos específicos para os institutos educacionais; c) preparar uma série de materiais de estudo sobre as bases noosferológicas;

- apoiar uma proposta do Colégio Coordenador NSEWA, sobre a revista “The Noosphere Herald” (O Mensageiro da Noosfera), e o almanaque enciclopédico “The XXI Century Noosphere”(O Século XXI Noosférico), a serem publicados. Um conselho editorial científico será formado de cientistas noosferologistas renomados e de líderes políticos de orientação noosférica;

- apoiar uma proposta de celebração anual no dia 19 de Outubro, como o Dia Mundial da
Noosfera;

- encaminhar a Resolução do Fórum Mundial de Cultura Espiritual para a UNO, UNESCO,
O Conselho Europeu, aos líderes dos países, e organizações internacionais, para uma realização mútua;

- conclamar os povos do mundo inteiro, especialmente aqueles que estão formando e implementando decisões trabalhistas, espirituais, políticas, e outras concernentes à situação do nosso planeta e dos povos que nele habitam, de forma a serem guiados através de uma abordagem noosférica nas suas atividades e agindo em favor do senso comum, resgatando a vida da humanidade e do mundo vivo;

- recomendar às pessoas que militam com cultura, educação, ciência, técnicos, profissionais de saúde, pessoas ligadas à política e demais pessoas públicas do planeta, para que iniciem os regulamentos e princípios da NOO-CONSTITUIÇÃO a serem aplicados nas suas vidas diárias.”

Tradução Livre pela Profa. Tânia Belfort – NSEWA BRASIL –starofpeaceone@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário