segunda-feira, 8 de novembro de 2010

DECLARAÇÃO DO FÓRUM MUNDIAL DE CULTURA ESPIRITUAL - ASTANA OUT/2010


DECLARAÇÃO DO FÓRUM MUNDIAL DE CULTURA ESPIRITUAL ASTANA OUT/2010

A Declaração – “Para a Nova Paz e Consenso através da Cultura Espiritual”

Nós – participantes do Fórum Mundial de Cultura Espiritual, provenientes de 70 países mundiais, nos reunimos aqui para discutir os assuntos cruciais da modernidade, tais como as maneiras de superar a crise moral e espiritual que destrói um ser humano e toda a sociedade, como alcançar a perfeição espiritual e a criatividade, como implementar os ideais de amizade, tolerância com as crenças, cooperação na vida rotineira, e como apoiar as gerações com um Futuro com condições benéficas para o desenvolvimento da Terra. Na época moderna que vivemos, a humanidade sofre um necessidade aguda de mudar a situação planetária, melhorando assim o meio-ambiente. Os cataclismos mundiais globais e turbulências perturbam cada indivíduo em todos os continentes, fazendo-os considerá-los com o devido cuidado. Além dos fatores naturais, o mundo está despedaçado com a crise econômica, geopolítica e com os conflitos sociais. A destruição das instituições tradicionais que sustentam a moral e o sentido ético representa um risco maior. Estamos certos de que: prover uma melhoria mundial ética e espiritual é nossa missão comum no momento atual e no futuro. Estamos contentes por ter aprovado iniciativas pessoais, públicas e internacionais relacionadas com o Mundo, com o indivíduo, com sua espiritualidade, que possibilitam estabelecer a harmonia no Planeta, e a solidariedade nas nações. A fim de adquirirmos o consenso espiritual, declaramos a prioridade de valores e ideais da Cultura Espiritual, conjugados com o poder da verdade, beleza, criatividade, bondade, e o heroísmo compatível da cooperação auto-sacrificada. A compreensão mútua entre os povos e nações, tolerância religiosa, boa vizinhança, e a elevada apreciação da dignidade humana são os compromissos do Futuro, da humanidade; uma combinação harmoniosa de valores éticos e materiais, com a existência social de pessoas e seus desenvolvimentos intrínsecos.

Confirmamos que a prioridade da Cultura Espiritual que leva à Paz e ao Consenso no Mundo enseja uma contribuição significativa de entusiastas espiritualistas para a transformação do indivíduo, sociedade, e pensamento. A verdade, sinceridade, beleza e o amor definem o estado de existência. Conclamamos a todos para uma mobilização de forças e capacidades para restaurar as relações harmoniosas entre os povos, o Ser Humano e a Natureza, os países-estados. Nossa firmeza de propósitos deriva-se do interesse compartilhado em afirmar a ordem internacional, em criar as condições benéficas para as atividades de vida de cada indivíduo, e de cada nação do Planeta. Torna-se necessário sustar as tendências destrutivas, expressas nas manifestações extremas de egoísmo religioso, nacional e social, do terrorismo, do extremismo, e de grupos totalitários. Buscamos sensibilizar a comunidade mundial para a necessidade de superarmos a crise do espírito e moral, integrando mudanças positivas agora, para a consciência humana e em prol do mundo humano. A renovação moral e ética de uma pessoa pode conduzir a humanidade a salvar o Mundo das destruições. Percebendo esta verdade, relembramos os postulados da Cultura Espiritual:

1. O Amor é a única característica de Vida da nossa riqueza em comum. O consenso espiritual, a compreensão mútua e a tolerância são demonstrações de Amor, a Lei moral comum para o ser humano e para o Universo, a Ética da Vida. A Cultura Espiritual segue esta Lei, definindo-a como uma reafirmação da Base do Gênese. A preservação do Mundo, bem como a salvação da humanidade torna-se impossível de ser realizada sem a energia do Amor. Toda a vida floresce nele, e adquire vida imortal. A Beleza surge do Amor. Torna-se difícil encontrar um sentido na vida sem o Amor.

2. A Virtude é a relação de vida harmoniosa com o meio ambiente. Este princípio inclui a sabedoria da existência humana. Todos os professores e profetas da humanidade costumavam assim dizer, chamando nossa atenção para o princípio chave da Luz: servir o Bem.
“O homem que é feliz e ponderado é aquele que desenvolve e preserva a virtude”- Buddha.
“A virtude é como a água. Serve bem a todas as criaturas enquanto luta contra eles.”- Lao Tzu.
“Demonstre sua fé através da virtude e nela torne-se moderado.”- Jesus
“Aquele que dirigiu-se a Allah e fez o bem, aquele adquiriu uma Base segura.”- Mouhammed.
“Quer sejam os lados vis da existência carregados de paixão e ignorância, seja o alto estado da existência dotado de virtude.”- Krishna

3. A Criação é o traço da vontade de Deus. Onde sua Vontade existe, ela sobreviverá, e a ordem nela reinará. A situação atual planetária está ficando cada vez mais tensa. Desastres destrutivos, lagos mortos, florestas queimadas, dunas movendo-se – todos esses riscos são resultado do pensamento egocêntrico da maioria da humanidade, cujos pensamentos e atos atraem efeitos adversos. A disponibilidade das armas biológicas, químicas e nucleares indicam de forma dramática o estado precário do Mundo.
A Criação, enquanto processo de espiritualização mundial, desempenha um papel significativo. Comitês para salvamento dos lugares ambientais inseguros devem ser estabelecidos. A Criação implica na afirmação da existência, preenchendo o Desejo de Deus nos nossos esforços unificados.

4. A evolução é um requisito regular para melhorar todas as formas de vida. A evolução não consiste em uma forma violenta de perfeição espiritual de um indivíduo ou da humanidade. Qualquer humilhação de um indivíduo, sociedade, natureza, ou vida biológica é um crime contra as tradições da Moral Divina. Este é um crime contra a Razão! A forma não-violenta de ser é caracterizada pela iluminação do pensamento humano; um indivíduo começa a assumir a responsabilidade por sua vida e pelo meio-ambiente; e seu aspecto interno renova-se com a superação da sua característica material, tornando-se uma pessoa altamente espiritualizada.

5. A iluminação espiritual é a iluminação, perfeição, prioridade da educação das gerações através da Cultura Espiritual. O despertar desta Cultura em uma vida humana concede-lhe o patamar de cidadão competente, enquanto vive em uma sociedade com uma personalidade saudável e moderada. A Cultura enquanto experiência da existência social humana é indistinta do lado interno do ser humano, dos seus ideais, consciência estética, que o transformam em um indivíduo moderado orientado para a Luz, e portador da Luz, seguindo o caminho da Verdade, Bondade, Beleza, e Amor. Protege contra o mal e canaliza a consciência humana para uma vida de harmonia, com manutenção da paz, multiplicação de valores espirituais, e da dignidade.

6. Beneficiar o Mundo é um ato sincero de um coração puro. A existência humana está intitulada a usufruir o direito à Vida no contexto de uma sociedade harmonizada. Este direito está garantido para cada cidadão do Planeta. Melhorando nosso Mundo, damos aos nossos filhos a possibilidade de viverem e desenvolverem-se em um ambiente positivo. Propiciar este benefício é a tarefa de preservação da paz do Homo sapiens. A meta do mantenedor da Paz não é apenas defender os valores espirituais dos povos; sua primeira prioridade é curar este mundo, contribuindo efetivamente com as forças da renovação e do bem. Seguir seu coração quer dizer amar a Paz, ostentar felicidade e tornar-se uma pessoa de projeção.

7. A Unidade é a cooperação e o consenso espiritual entre os povos do mundo. Todos os habitantes da terra desejam viver em Paz. Seus valores em comum são: família, filhos, terra natal, amizade, felicidade, segurança, saúde, riqueza, e equidade. O Amor, a Verdade, Deus e a Beleza nos unem para além do nosso status étnico, raça, crença e grupo social. Esses valores devem ser altas prioridades na Vida Humana, o tempo todo.
O Consenso Espiritual conduz a uma existência não-conflitiva, propiciando para eles e seus parentes próximos a possibilidade de não ter medos com relação ao seu Futuro, e a viver em uma sociedade benevolente. Indo da separatividade para a unidade e para a generalidade! – soa como um chamado para o consenso espiritual. A unidade dos Povos é a forma de conduzir o diálogo aberto para construirmos o Novo Mundo.

8. A Equidade é o serviço em prol da verdade. O sentimento de equidade é natural para todos as pessoas que vivem em sociedade. A ruptura dos direitos e liberdades, a ameaça à insegurança e riqueza tornam-se o símbolo do mundo destrutivo. A tendência à crise humanitária cresce. O modelo econômico da paz sofre uma transformação global devido ao progresso técnico. A civilização adquire os traços de um monstro mecânico, reduzindo os princípios espirituais dos povos ao nível de aculturação, o que leva a auto-destruição da individualidade humana. A Equidade deve ser a forma de afirmar as leis superiores da vida, comum a todos os povos e nações. Um indivíduo pode se sentir competente ou uma boa pessoa, apenas se viver em uma sociedade humana e justa.

9. Toda fraternidade humana é hóspede do planeta. Nosso planeta é único nas suas riquezas naturais e nas possibilidades de vida biológica. Todos nós somos seus proprietários comuns. Através da nossa cooperação com a Luz, tentamos realizar o propósito superior do indivíduo: tornar-se um Co-criador de Deus, preservando a Paz e multiplicando os recursos naturais concedidos por Deus. Nós – crianças do Divino, somos chamados de humanidade, o que constitue uma noção genérica de cada um de nós. Compartilhamos de uma única base espiritual e possuímos o mesmo Mundo.

10. A Cultura do Espírito é um marco da Civilização. O amor a Deus e a sua Criação constitui o Poder de Vida. A antiga civilização seguiu o caminho do desenvolvimento material, sem considerar a Luz Divina evolucionária e o poder criativo do pensamento no progresso técnico. Os povos do mundo sempre expressaram suas idéias de vida, eram portadores da Luz. “A Luz era a luz humana.” O livro de Deus assim nos ensina, justificando este pensamento. O mundo velho será substituído pelo mundo novo. Retornaremos às origens da Vida, à Cultura do espírito, e viveremos na Luz deste e de outros mundos no Universo.

Portanto, vamos:

  • aprovar o valor principal da existência humana diariamente – Amando a Deus em nós, enquanto seres encarnados e de forma moderada;
  • reconhecer que somos capazes de melhorar o mundo a cada dia;
  • despertar em nós a cada dia, uma Luz individual, a qualidade do Homem-Criador;
  • conceder às pessoas alegria e misericórdia;
  • seguir as leis da Existência, aceitando a vida na sua unidade, completude e diversidade;
  • esforçar-nos para viver em harmonia com a sociedade com a qual interagimos;
  • apreciar o que Deus nos propicia, acreditando na força da Luz, Sabedoria e Amorosidade.”

Texto formatado e editado por BORIS PETROVIC, bem como a foto
Tradução Livre da Profa. TANIA BELFORT para
NSEWA-BRASIL e UNIÃO PLANETÁRIA
Salvador, Bahia, Brasil, 7 de Novembro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário